A classificação da Copinha 2019 foi bastante acirrada, com muitas equipes mostrando um bom futebol ao longo da competição. Os times foram divididos em 32 grupos com quatro times cada, e os dois melhores de cada grupo avançaram para a próxima fase. Além desses, os quatro melhores terceiros colocados também avançaram para a fase seguinte.

Entre os times que se destacaram na primeira fase da competição, podemos citar o Corinthians, atual campeão da Copinha, que venceu os quatro jogos que disputou e terminou na liderança do Grupo 17. Outros times que se destacaram na primeira fase foram São Paulo, Palmeiras, Internacional, Flamengo, Santos e Grêmio.

Na segunda fase da competição, os confrontos foram definidos através de sorteio, e os times começaram a se enfrentar em partidas eliminatórias. A partir daí, a chance de erro diminuiu, e as equipes precisaram mostrar muita qualidade técnica e tática para avançar de fase.

Ao todo, 20 times conquistaram o acesso para a terceira fase da competição. Entre eles, estão clubes tradicionais como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR, Internacional, Flamengo, Santos e Grêmio. Além desses, outros times menos conhecidos também conseguiram o acesso, mostrando que a Copinha é uma competição que pode revelar novos talentos para o futebol brasileiro.

Na terceira fase da Copinha 2019, as equipes se enfrentaram em confrontos eliminatórios até definir os oito semifinalistas da competição. Entre os classificados, destaque para Corinthians, Flamengo, São Paulo e Grêmio, que sempre estiveram entre as equipes favoritas ao título.

Nas semifinais, o Corinthians venceu o Grêmio por 2 a 1, enquanto o São Paulo bateu o Guarani por 1 a 0. Com isso, Corinthians e São Paulo se classificaram para a grande final, que foi disputada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

Na final da Copinha 2019, Corinthians e São Paulo fizeram um jogo muito equilibrado, que acabou empatado em 1 a 1 no tempo normal. Na disputa por pênaltis, melhor para o São Paulo, que venceu por 4 a 3 e conquistou o seu quarto título da competição.

Em resumo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma das principais competições de futebol de base do mundo, que sempre revela grandes talentos para o futebol brasileiro. A classificação da Copinha 2019 foi bastante acirrada, e muitos times mostraram um bom futebol ao longo da competição. No final das contas, São Paulo conquistou o título, mas diversos outros times também se destacaram e podem revelar novos craques para o futebol brasileiro nos próximos anos.